inscrições

Datas e preços para se registar da conferência:

insc1

*Estudantes deverão enviar para o email ergotripdesign2015@ua.pt um comprovativo de inscrição no presente ano letivo, na instituição que os acolhe.

A inscrição dará acesso a:
- publicação do resumo no livro de abstracts
- publicação do artigo completo na revista Ergotrip Design (http://revistas.ua.pt)
- programa da conferência
- kit de participante
- cocktail de abertura
- coffee-break entre sessões
- almoço para os dias 26 e 27 de novembro
- inscrição em um dos workshops oferecidos
- jantar de encerramento

A inscrição de estudante inclui:
- publicação do resumo no livro de abstracts
- publicação do artigo completo na revista Ergotrip Design (http://revistas.ua.pt)
- programa da conferência
- kit de participante
- coffee-break entre sessões
- almoço para os dias 26 e 27 de novembro
- inscrição em um dos workshops oferecidos

Para proceder à inscrição, deverá descarregar o documento disponibilizado no link ABAIXO e seguir as instruções nele contidas:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO <

Workshops

| 1 | Reflectir os artefactos anónimos portugueses

Responsável | Ana Afonso, Universidade de Aveiro | ana.afonso@ua.pt
Destinatários | Todos os participantes

Proposta
O workshop surge no âmbito de uma investigação de doutoramento em Design que procura reflectir sobre o Design anónimo e seus valores e possíveis contribuições para uma re-leitura através do olhar contemporâneo.
Pretende-se observar a pertinência do artefacto anónimo para o desenvolvimento de produtos em design de uma forma crescentemente incorporada na sociedade. De forma complementar, também se procura perceber a influência dos objectos no universo dos usuários e compreender os processos de desenvolvimento e evolução dos artefactos.
Os objectos de design anónimo respondem a funções essenciais, e são produzidos de acordo com os materiais e tecnologias existentes. De acordo com Bruno Munari (1993) na obra “Das coisas nascem coisas”, estes artefactos são observados como:

“(…) objectos de uso quotidiano em casa e nos locais de trabalho – são comprados não porque seguem a moda ou simbolizam algo, mas, porque são bem projectados e não importa por quem.”

A revalorização e/ou a renovação do espólio destes produtos de uso quotidiano torna-se relevante na conjuntura das questões sociais em que hoje o design contemporâneo se encontra inserido. Torna-se pertinente sublinhar a grande discussão que hoje alimenta a disciplina quando direccionada para a redução do desperdício e, não menos importante, da importância da valorização das identidades locais.
O workshop configura-se como uma ferramenta de apresentação e análise destes artefactos, que permitirá aos participantes reflectir sobre a existência destes objectos do uso quotidiano, considerando as várias vertentes que esta investigação aborda.

Objectivos
Através deste exercício procura-se dar respostas a três questões principais:
1) Qual a importância dos artefactos anónimos para o Usuário no dia-a-dia?
2) Qual a relevância dos artefactos anónimos enquanto repositórios de uma cultura e identidade e suas características?
3) No seguimento de revalorizações e reinterpretações, qual a sua importância para a produção nacional?

Descrição
O workshop divide-se em dois momentos:
a) a apresentação e reflexão sobre este tema a partir dos conteúdos teóricos de suporte ao desenvolvimento do exercício;
b) a intervenção directa e prática sobre um conjunto de artefactos anónimos propostos, que conduza ao desenvolvimento de eventuais propostas de revalorização / reinterpretação. A intervenção será feita de forma faseada:
– objectos ocultos / sentidos: análise dos objectos apresentados usando formas de representação possíveis entrelaçadas com adjectivos definidores de parâmetros, que no seu todo representam o sentimento desse artefacto quando tocamos na sua pele – a pele dos artefactos / a natureza da sua morfologia.
– objectos desvendados: nova análise à luz do conhecimento adquirido, seguida da discussão e proposta de diferentes interpretações / revalorizações desses artefactos.

Duração prevista da actividade
3 horas